Escritório Contábil Ética

30 anos coroados de êxitos

Por Portal Opinião Pública 18/10/2023 - 10:38 hs
Foto: AFV Produções

Ética. Substantivo feminino que, segundo o dicionário Priberam significa "conjunto de regras de conduta de um indivíduo ou de um grupo". A palavra também é bastante utilizada para definir aquilo ou aquele que atua seguindo padrões morais elevados. E são essas prerrogativas que pontuam o trabalho desenvolvido por Flávio Peregrino e seus colaboradores no Escritório Contábil Ética, empresa mauaense que em 2023 completa três décadas de atuação.

Parte da história do Escritório Contábil Ética já foi contada na edição 88 da Revista SUCESSO, quando mostramos em nossas páginas a trajetória de Flávio, idealizador da empresa e comandante dela neste período. No entanto, os últimos cinco anos trouxeram mudanças significativas para a empresa. Mas antes de irmos a elas, lembremos de suas origens.

O ponto de partida para a criação do Escritório Contábil Ética, de acordo com Flávio Peregrino, foi uma conversa informal que ele teve com uma antiga amiga, chamada Katia. Os dois, que haviam trabalhado juntos em outro escritório contábil da cidade, acabaram se encontrando por acaso na região central de Mauá e, enquanto conversavam, Katia sugeriu que ambos deviam montar um negócio próprio.

À princípio, Flávio estranhou a ideia, ainda mais por não estar estudando contabilidade naquele momento. Entretanto, um fato o fez considerar aquela hipótese: na época, Peregrino vinha de um processo seletivo para entrar na metalúrgica Poloni, em Rio Grande da Serra, que não havia sido bem-sucedido. Após ser aprovado em todas as etapas e aguardar apenas o chamado para começar a trabalhar, a empresa acabou sendo vendida e nenhuma nova contratação - incluindo a sua - foi aprovada pela nova gestão. Assim, ele acabou topando o convite da amiga, que lhe confidenciara estar insatisfeita no emprego.

Para iniciar as atividades, a dupla precisou de ajuda, montando a primeira sede da empresa na Rua Rio Branco com alguns móveis e equipamentos emprestados por outro amigo, Divino Rodrigues Tristão, Delegado do CRC naquele tempo.

O começo não foi dos mais fáceis, mas a vinda dos primeiros clientes animou Flávio e Katia e tudo foi se acertando, até o rompimento da sociedade entre os dois, seis meses depois. A baixa, contudo, não impediu o progresso do escritório, que passou a ser comandado unicamente por Peregrino. E naquele momento, ele recebeu outro apoio fundamental, da amiga Madalena Argasuko. Motivado, Flávio não pensou duas vezes e decidiu seguir com suas atividades.

"Na época decidi continuar com o escritório, mesmo com as dificuldades. Os dez primeiros anos foram bem sofridos, mas depois conseguimos deslanchar", conta Flávio, ao se relembrar dos momentos posteriores ao rompimento da sociedade.

Por algum tempo, o escritório se manteve na mesma sala na Rua Rio Branco e o trabalho de Flávio Peregrino era voltado para aumentar sua cartela de clientes e parceiros. Uma profunda crise em todo o país em 1998, entretanto, o obrigou a mudar alguns planos, fazendo com que ele passasse a trabalhar de sua casa, na Vila Assis. Na época, o escritório possuía somente uma funcionária. Mas logo que aquele período difícil foi superado, o Escritório Contábil Ética voltou a expandir sua atuação, mudando-se para o Jardim Anchieta.

A partir de 2004, o escritório deu uma guinada positiva, tornando-se uma referência no segmento. A equipe cresceu e foi necessário encontrar uma nova sede, desta vez um novo imóvel na Vila Vitória. Além de se estabilizar em um novo prédio, onde permaneceu por cerca de 17 anos, o escritório passou a ampliar sua cartela de clientes, atendendo grandes empresas e comércios de Mauá e também de outras localidades. 

Cinco anos depois... 

Os últimos cinco anos trouxeram muitas mudanças e desafios para Peregrino e todos os colaboradores do Escritório Contábil Ética. Crescendo cada vez mais e expandindo sua atuação - inclusive para outros estados do país - Peregrino entendeu a necessidade de mudar novamente para um novo espaço maior. O novo prédio que hoje abriga o escritório não está tão distante em relação ao imóvel anterior (fica localizado na Avenida Portugal). Todavia, oferece uma estrutura ainda melhor para todos os funcionários.

A grande mudança, porém, aconteceu devido à Covid-19. Em 2020, quando a pandemia chegou ao Brasil e, pouco depois, tornou-se global, Flávio precisou tomar uma difícil decisão: como ele iria proceder diante de um cenário novo e assustador? Em uma reunião com seus colaboradores, todos concordaram em seguir trabalhando presencialmente, mas seguindo todos os protocolos de segurança e evitando qualquer tipo de contato externo. Ao menor sinal de sintomas gripais, o funcionário logo era mandado para casa com atestado de 15 dias para se cuidar.

O que ninguém esperava, entretanto, é que a pandemia coincidiria com um dos períodos de maior crescimento do escritório. Segundo Flávio Peregrino, alguns fatores contribuíram para isso. "A pandemia foi um período muito ruim e difícil, com muitas pessoas perdendo familiares e amigos. Por outro lado, ela acabou mudando alguns trâmites burocráticos. Hoje, praticamente tudo pode ser feito de forma digital. Acredito que devemos ter adiantado uns 10, 15 anos durante esse período em relação à tecnologia", explicou.

Outro apontamento feito por Peregrino é o de que, por continuar em atividade, o Escritório Contábil Ética acabou atraindo os olhares de diversas empresas neste período, o que elevou ainda mais a cartela de clientes. E parte disso ocorreu pela boa propaganda que boa parte de seus parceiros já vinham fazendo do trabalho realizado pela empresa. "Os nossos clientes fizeram propaganda para nós durante a pandemia", disse. A ampliação das atividades do escritório foi tamanha que hoje o Ética tem parcerias nas cinco regiões do Brasil.

"Temos clientes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, no Rio de Janeiro, em toda parte do estado de São Paulo, desde a nossa região até o interior e a baixada santista, no Espirito Santo, na Bahia, em Goiás, Brasília, no Pará e agora estamos fechando com um cliente em Manaus. Hoje, essa questão de fronteira entre estados não existe mais, por conta desse avanço tecnológico", destacou. "E é tudo por indicação. Um cliente fala para o outro, que fala para outro... esse cliente da Bahia, por exemplo, encontrei com ele em um café em São Paulo, expliquei nossa forma de trabalhar e fechamos o acordo, porque lá não há esse tipo de trabalho".

Para os próximos anos, a intenção de todos dentro do Escritório Contábil Ética é seguir trabalhando com a mesma seriedade de todos esses anos, aprimorando processos e prospectando cada vez mais clientes. 

Depoimentos 

Helen Martins - Encarregada de Legalização 

“Minha vida profissional se fez aqui no escritório. Hoje, tudo o que eu sei eu dedico ao Flávio e já disse isso a ele. Entrei aqui com 15, 16 anos, ainda muito imatura e fui me desenvolvendo. A todo momento ele sempre esteve me auxiliando e me formando profissionalmente”. 

Janete Ramos - Encarregada do Financeiro

“Eu vejo o Flávio e o escritório como uma família. Tratamos os clientes de acordo com suas individualidades, conhecemos os clientes e nos preocupamos em fazer de tudo para facilitar a vida deles”. 

Ariana de Lima - Encarregada do Contábil 

“Eu entrei no escritório em uma época onde havia uma quantidade de funcionários bem menor, crescemos e todos nós crescemos juntos. É uma equipe, que posso dizer, é bastante unida. Eu amo trabalhar aqui e amo o que eu faço e agradeço a oportunidade que tive, tanto pelos ensinamentos do Flávio quanto de outras pessoas, entre supervisores e equipes. Entrei como auxiliar e hoje sou supervisora dentro de um departamento, então acho que minha trajetória pode dizer que esse é um lugar que te abre muitas portas”. 

Renata de Freitas - Encarregada do RH 

“Quando eu entrei não sabia nada sobre contábil ou fiscal, mas ao longo dos anos aprendi um pouquinho sobre cada departamento. Aprendi muito com o Flávio também, na parte comercial. Antes, eu era mais tímida, mas hoje vou aos clientes e não tenho mais vergonha e isso agregou muito em minha vida”. 

Vânia Moraes de Lima - Recepcionista 

“Tenho muito prazer em trabalhar com o Flávio e com toda a nossa equipe. Há muito respeito e ele está sempre em prontidão para ajudar a todos, quando possível. Sou muito grata a ele por esses cinco anos que estou aqui”. 

Ana Caroline Ferreira - Encarregada do Fiscal 

“Acredito que o maior diferencial do Escritório Ética é o atendimento. O Flávio nos ensinou a trabalhar sempre com excelência, sem aceitar menos do que isso. Procuramos manter tudo com a melhor qualidade. Ele me formou como profissional e acredito que hoje sou uma pessoa de SUCESSO porque trabalho com uma pessoa de SUCESSO”.